Publicidade

Publicidade

Inovação orçamentária para Rondônia: Treinamento Online para a construção do PPA 2020-2023

0
Real Turismo

Está disponível no portal da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), desde o mês passado, o treinamento “Construindo o PPA” voltado a todos os Servidores do Estado e, principalmente, àqueles que estão envolvidos na elaboração do Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA) referente ao exercício financeiro 2020-2023. O treinamento, oferecido por meio do Portal Educação à Distância do Governo do Estado, representa passo fundamental para a construção de um Plano de Governo dentro das exigências dos órgãos de controle, das diretrizes da atual gestão e dos anseios da sociedade.

O PPA é um documento previsto no art.º 165 da Constituição Federal que deve ser elaborado em todo primeiro ano do mandato de um governo.  A gerente de Planejamento Governamental da Sepog, Letícia Batista, explica que o PPA do Estado é composto por programas definidos por cada unidade estadual por meio dos seus PPAs específicos, “porém existe um padrão e exigências que precisam ser seguidas pelos técnicos para que o Plano de Governo atinja com eficiência o objetivo proposto de estabelecer as diretrizes, programas e ações para os próximos quatro anos da administração pública”, explicou a gerente.

Um dos pontos relevantes que os técnicos devem ficar atentos neste processo de construção do PPA é o correto manuseio do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag), ferramenta utilizada por estes servidores para o lançamento das ações que compõem o PPA da sua Unidade. O curso aborda cada passo a ser seguido desde o cadastro de um programa até os ajustes de avaliação anual.

A equipe de Planejamento Governamental da Sepog destaca que o treinamento, assim como a utilização do ‘Manual do PPA 2020-2023’ tem imensa importância para que nestes próximos anos o governo do Estado tenha um PPA conciso, transparente e que acima de tudo entregue “Produtos” (resultados) para a sociedade, através da consolidação das informações, padronizações dos conceitos e pressupostos.

“É importante que todos se engajem no trabalho minucioso que foi feito na disponibilização deste treinamento, pois é uma ação nova no Estado. A plataforma ficará disponível durante todo o ano e todos podem ter acesso, auxiliando os órgãos a resolverem os problemas de rotatividades dos servidores que entram e saem deste universo orçamentário”, destacou Letícia.

Para realizar o treinamento, o técnico que não tiver acesso à plataforma de educação à distância deverá realizar cadastro no portal da Sepog para gerar login e senha, em seguida já pode iniciar o curso. Ao concluir o curso o servidor realiza uma prova e já tem direito ao certificado, tudo no mesmo local, de maneira rápida e fácil.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais