Publicidade

Publicidade

Inscrições para o Encceja acontecem de 20 a 31 de maio; exame certifica na educação regular

0
Real Turismo

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através do Núcleo de Avaliação e Resultados Educacionais (Nare) informa a comunidade em geral que as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) iniciam no dia 20 e seguem até 31 de maio. As provas serão realizadas no dia 25 de agosto de 2019.

O Exame acontece anualmente e é executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica as provas nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

O provão, como é conhecido pelos participantes, é aplicado para os níveis fundamental e médio e certifica pessoas que não tiveram acesso à educação regular na idade própria, conforme informou o coordenador do Núcleo de Resultados Educacionais, Kary Falcão, “que, após aprovação os participantes podem solicitar sua certificação junto à Secretaria de Estado da Educação e nos Institutos Federais (Ifro) em todo Estado podendo assim prosseguir seus estudos”.

De acordo com o coordenador, as provas serão realizadas para toda a população de acordo com cada nível de ensino, conforme a Portaria nº 32 do Inep. No mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental, e 18 anos completos para o Ensino Médio. O exame também acontece aos que residem no exterior e às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Para isso, é importante que os inscritos acompanhem a página do participante no site do Inep.

Kary também informa que os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) de sua cidade também realizarão provas de competência, em edital a ser publicado em breve.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais