Publicidade

Publicidade

IV Encontro de Mulheres Ribeirinhas acontece esta semana no distrito de Cujubim

0
Real Turismo

Nesta quarta-feira (4) começa o IV Encontro de Mulheres Ribeirinhas, com o tema “Mulheres e o Desenvolvimento Socioambiental”. O evento vai até sexta-feira (6) no distrito de Cujubim, Baixo Madeira, em Porto Velho.

Realizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o encontro conta com exposição e comercialização da produção local, rodadas de negócios e oficinas, artesanatos e pratos da culinária regional. O objetivo é aprofundar propostas de políticas públicas para mulheres de todas as localidades ribeirinhas do Alto, Médio e Baixo Madeira.

As propostas devem ser voltadas para todos os segmentos, como segurança, saúde, educação, infraestrutura e comunicação, promovendo o papel das mulheres no desenvolvimento rural e sustentável no Estado de Rondônia, com base nas condições de vida das moradoras de todos os distritos ribeirinhos.

Ao meio-dia desta quarta, as equipes profissionais se deslocam até a comunidade de Cujubim e, após visita aos locais públicos, às 17 horas acontece a primeira palestra com o tema “Projeto Reverdecer”, no Barco Deus é Amor, o mesmo que fez o deslocamento da equipe. Na quinta-feira, as atividades iniciam às 8h30, na Escola Municipal Dagmar Moraes de Souza, onde haverá apresentação do grupo cultural Acreditar na Melhor Idade, com dança de Carimbó, seguida das rodas de conversas sobre os segmentos propostos, além de Ouvidoria e Agricultura Familiar.

Haverá ainda a palestra “Quebrando o Silêncio – A volta por cima”, e a participação da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), tratando sobre agroindústria na área ribeirinha. A Seas orientará às mulheres sobre enfrentamento à violência – Ônibus Lilás, saúde da mulher, agendará exames pelo Hospital do Amor da Amazônia, fará o levantamento socioeconômico das mulheres e suas relações de trabalho. A Defensoria Pública do Estado (DPE) também contribuirá com as atividades.

No último dia, pela manhã, será feito o apontamento do encontro, e a elaboração de documento sobre o resultado do evento para encaminhamentos de políticas públicas específicas para as mulheres ribeirinhas.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais