Publicidade

Publicidade

Publicidade

Joer abre oficialmente fase final infantil na noite desta segunda-feira, em Cacoal

Real Turismo

As delegações de 48 municípios que participarão da fase final infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) já estão se instalando na rede hoteleira da cidade. A cerimônia oficial de abertura está programada para ocorrer às 20h desta segunda-feira (25) no ginásio poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, em Cacoal.

A professora de Educação Física Michelli Vagula desembarcou na rodoviária de Cacoal acompanhada de nove alunos-atletas vindos de Ariquemes. “Fizemos uma viagem tranquila e vamos nos instalar em hotel, diferente de outras competições anteriores”, disse Vagula, que espera resultados positivos dos atletas nas modalidades de handebol e taekwondo.

O estudante Gabriel Cherry, do 2° ano da rede pública estadual em Ariquemes gostou de saber que hospedará junto com seus companheiros de equipe em hotel. “Antes ficávamos em quadra de escola e mal acomodados, dividíamos as instalações sanitárias. Agora melhorou muito, temos mais privacidade. Teremos até espaço de convivência”, comemora o estudante.

A hospedagem em hotéis da cidade é uma iniciativa do governo estadual em humanizar mais o evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além dos hotéis, os alunos-atletas contam com espaço alternativo de convivência social dotado de restaurante, área de atividade cultural, recreativa e internet, além de praças esportivas onde será disputada a competição.

“Esta é a primeira vez que viajo desacompanhado dos pais, mas vou seguir as orientações”, disse o enxadrista Pedro Henrique Ximenes Rogoski, 13 anos, estudante do 9° ano de uma escola particular de Porto Velho, onde foi classificado para o Joer com medalha de ouro.

FASE FINAL

Nesta fase, os atletas disputam as provas coletivas e individuais nas seguintes modalidades: voleibol de praia, atletismo, natação, ciclismo, judô, taekwondo, caratê, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, futsal e handebol. As praças esportivas já estão preparadas para receber os estudantes das fases infantil e juvenil (modalidades natação, taekwondo, caratê e ginástica rítmica) até o dia 3 de agosto, quando encerra essa fase da competição e classifica os medalhistas para a fase nacional, em setembro, em João Pessoa/PB.

O congresso técnico geral ocorre nesta tarde na sede do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos Aída Fibiger de Oliveira (CEEJA), sob a coordenação do gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar Ítalo Aguiar.

“Este evento é um dos mais bem organizados do País. O governo estadual acertou na logística adotada pela essa edição do Joer, onde reúne os competidores no mesmo ambiente”, avalia Ítalo Aguiar, que conta com coordenadores em várias áreas para que a competição se torne referência em nível nacional.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais