Publicidade

Publicidade

Jovens buscam chance de servir Polícia e Corpo de Bombeiros Militar através do Programa de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos

0
Real Turismo

Mais de cinco mil jovens participaram na tarde do último domingo (22) do processo seletivo para o Programa de Prestação Voluntária de Serviços Administrativos na Polícia e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (PPVSA). O trabalho realizado pelos jovens voluntários inclui atividades administrativas nas organizações militares, atendimento telefônico e atividades de videomonitoramento de ruas.

Em 2017, entre os 195 jovens aprovados no programa oferecido pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) estava Leandro Rodrigo Moment. O jovem prestou serviço no 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal, onde auxiliava no levantamento de dados estatísticos de ocorrências e relatórios de operações. A experiência foi tão enriquecedora, que neste ano Leandro novamente se inscreveu para uma das 160 vagas oferecidas pelo Programa Prestador Voluntário.

“Eu estou no início da minha jornada profissional e poder começar pela Polícia Militar é muito gratificante e honroso. Me inscrevi na primeira vez porque queria ter uma experiência em concurso público, ver como eu me saía e deu certo, fui selecionado e pude vivenciar toda essa experiência dentro do 4º Batalhão”, relembra o jovem prestador voluntário.

Em Cacoal, o Processo Seletivo foi realizado na Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, onde policiais e bombeiros militares aplicaram as provas. Mais de 500 jovens disputaram uma das dez vagas oferecidas pelo 4º Batalhão, sendo sete vagas para Cacoal, uma vaga para Pimenta Bueno e duas vagas para Espigão d’Oeste e uma vaga oferecida pelo 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar.

No domingo, lá estava Leandro novamente concorrendo a uma das vagas. “O que me motivou a participar novamente foi o convívio com os policiais, onde eu pude aprender muitas coisas, desde a parte profissional, como pessoal. Foram dois anos de muito aprendizado, muito conhecimento e muita dedicação. Foi pelo orgulho de poder trabalhar em uma instituição que faz a diferença em prol da sociedade que, novamente, eu me inscrevi para participar deste processo seletivo“, destaca Leandro.

Além da oportunidade de emprego aos jovens rondonienses, o serviço realizado facilita a desburocratização no serviço público, dando celeridade às ações de governo. Em setembro de 2017, 195 jovens foram aprovados no programa PPVSA, realizado pela Sesdec.

“Esse programa vem para contribuir com o serviço realizado pelas Instituições. Neste dois anos do Programa, podemos dizer que estes jovens fizeram a diferença aqui no batalhão, contribuindo com serviços administrativos que antes era feito por policiais que hoje estão empregados nas atividades operacionais, no atendimento à população e empregados na segurança efetiva da nossa sociedade”, ressalta o comandante do 4º Batalhão, major PM José Carlos França.

Antes de ingressar no serviço administrativo dentro da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, os jovens selecionados passam por uma jornada de capacitação dentro do Curso de Formação de Prestador Voluntário de Serviço Administrativo, realizado pelas próprias instituições, com duração total de 192 horas/aula.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais