Mais de 30 casos de tuberculose são confirmados este ano em Ji-Paraná

Levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019. Médica lembra que a vacina BCG, oferecida pelo SUS aos recém-nascidos, previne a tuberculose.

0
Real Turismo

A Prefeitura de Ji-Paraná (RO), no Vale do Jamari, confirmou 34 casos de tuberculose este ano na cidade. O levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019.

Somente este ano, o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl, realizou 262 atendimentos a esses pacientes com tuberculose. Nenhuma morte foi registrada.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que está intensificando a divulgação sobre os sinais e sintomas da tuberculose em alusão ao dia Nacional de Combate a doença, que acontece no próximo domingo (17).

A recomendação é prestar atenção nos sintomas para procurar tratamento o mais rápido possível. O sintoma mais comum é a tosse, que geralmente dura mais de três semanas. Outros são:

  • Febre
  • Dor torácica
  • Falta de ar
  • Sudorese
  • Emagrecimento
  • Cansaço e fadiga

A médica Aline Ferraz explica que a tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo contato com saliva, fala, espirro ou tosse.

“Uma boa nutrição é muito importante porque nosso sistema imunológico é que combate a maior parte das doenças. E também, ao nascer, é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina BCG, então isso também é muito importante”, comenta a médica.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais