Publicidade

Publicidade

Publicidade

Memória Eleitoral: a 12ª Zona Eleitoral de Rondônia – Espigão do Oeste

Com 23.295 eleitores, a 12ª Zona Eleitoral possui um total de 1,98% do eleitorado do Estado de Rondônia, que se distribuem por 96 seções.

0
Real Turismo

No ano de 1956, três irmãos de São Paulo ouvem no rádio uma nota do governo, que chamava brasileiros para integrar a bacia amazônica. Esses irmãos, chamados Melhorança, decidem viajar para o Acre, porém param em Pimenta Bueno, onde recebem um convite: ficar no território hoje conhecido como o Estado de Rondônia.

Os irmãos Melhorança então criam uma firma de colonização, que recebeu o nome de Itaporanga, e em 1967 começam os trabalhos – partindo de Pimenta Bueno. Deixando a BR 29 e fazendo um caminho de 28 km, chegam no alto de uma colina, que denominaram Espigão. Ali, então, surge um núcleo civilizado, com a construção de pequenas casas para os colonos. No ano de 1969, Espigão já era uma vila.

Após a demarcação de terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os moradores da região conseguem as documentações das propriedades, e Espigão do Oeste ganha seu primeiro administrador e prefeito: José Sales.

O município de Espigão do Oeste foi desmembrado de Pimenta Bueno e teve sua instalação no ano de 1981.

 

12ª Zona Eleitoral

A 12ª Zona Eleitoral de Rondônia foi criada em conjunto com outras nove zonas – Resolução nº 02 – no ano de 1982, para auxiliar na realização das eleições gerais do mesmo ano. Essa Zona abrange a região urbana e rural do Município de Espigão do Oeste.

Com 23.295 eleitores, a 12ª Zona Eleitoral possui um total de 1,98% do eleitorado do Estado de Rondônia, que se distribuem por 96 seções. As dificuldades no pleito se dão por essa Zona atender duas aldeias indígenas – Roosevelt e João Bravo –, além de ter grande parte de suas seções localizadas na zona rural, muito distantes do perímetro urbano.

Essa Zona Eleitoral tem como juiz eleitoral Leonel Pereira da Rocha, como promotor eleitoral Tiago Lopes Nunes e como chefe de cartório José Barbosa Pereira Júnior, além de contar com uma equipe de mais sete servidores.

O Cartório da 12ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Espigão do Oeste, na avenida Sete de Setembro, nº 3071, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3481-3460, e o e-mail para contato é o [email protected].

 

Fontes: Portal da prefeitura de Espigão do Oeste, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Cartório da 12ª Zona Eleitoral e Portais do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral. 
por Seção de Comunicação Social do TRE/RO
da Seção de Comunicação Social do TRE/RO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais