Publicidade

Publicidade

Publicidade

Ministério Público de Contas notifica Espigão do Oeste por não cumprir o piso salarial dos professores

0
Real Turismo

Após constatar que 13 municípios do Estado não estavam cumprindo o piso salarial aos profissionais do magistério, de acordo com os valores estabelecidos para o atual exercício, conforme determina a Lei Federal nº 11.738/2008, o Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) expediu notificações recomendatórias a essas administrações, estipulando prazo para a adoção das providências necessárias à implementação do mencionado piso.

Na notificação recomendatória, o órgão ministerial destaca que o piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica deve ser atualizado anualmente.

O piso nacional do magistério foi atualizado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2018, mediante portaria, ficando em R$ 2.455,35 para a jornada de 40 horas semanais ou proporcional a esses valores para carga horária inferior.

Por não estarem cumprindo esse piso, foram notificados gestores dos seguintes municípios: Alto Paraíso, Cacaulândia, Candeias do Jamari, Costa Marques, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Jaru, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vale do Paraíso.

RESPOSTAS 

Todos os notificados apresentaram resposta, sendo que apenas quatro (Jaru, Costa Marques, Mirante da Serra e Alto Paraíso) atenderam à notificação recomendatória, no que se refere ao cumprimento do piso salarial com as devidas comprovações.

Os demais municípios apresentaram informações sobre a adoção de estudos preliminares sem nenhuma efetivação da adequação do valor do piso, não sendo tais informações satisfatórias ao atendimento da notificação recomendatória.

Por fim, ressalta o MPC que os municípios que não cumprirem com a notificação estão sujeitos à responsabilização de acordo com medidas legais cabíveis.

Espigão do Oeste

por Assessoria MPC-RO
da Assessoria MPC-RO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais