Publicidade

Campanha Dengue_novembro_desktop

MP de Rondônia vai participar da Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada

0
Real Turismo

O Ministério Público do Estado de Rondônia vai participar da Semana Nacional de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada, que ocorrerá no período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, já que no dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

A campanha foi instituída pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos/GNDH, com iniciativa da Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência e das Pessoas Idosas (COPEDPDI), com objetivo de desenvolver pelo Ministério Público Brasileiro, de maneira unificada e nacionalizada, ações em prol das pessoas idosas, em especial às institucionalizadas.

A campanha prevê desenvolvimento de ações diretas e indiretas de apoio à Pessoa Idosa que reside em entidades de atendimento (ILPI´s: “abrigos”), a exemplo de fomentar a divulgação da campanha em redes sociais e imprensa, como forma de difundir a temática de proteção à pessoa idosa; promover audiências públicas e reuniões a fim de debater com a sociedade, entidades e órgãos igualmente responsáveis pela defesa da pessoa idosa, a necessidade de desenvolverem políticas públicas específicas de proteção ao idoso.

Também são sugeridas ações como a instauração de inquérito civil público, caso verificadas situações de violação aos direitos e dignidade da pessoa idosa institucionalizada e fomentar o acompanhamento do Conselho Regional de Assistência Social nos trabalhos desenvolvidos pela entidade voltados à preservação e reatamento dos vínculos familiares.

Todos os Ramos do Ministério Público Brasileiro desempenharão essas e outras iniciativas procurando sensibilizar a comunidade quanto à necessidade de voltar os olhos para as pessoas idosas, em especial as institucionalizadas que muitas vezes são abandonadas pela família e sociedade.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais