Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
08
ago
2020

Nove médicos são enviados ao Hospital Heuro em Cacoal, RO, após colapso no atendimento

Nove médicos foram enviados ao Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro) nesta sexta-feira (24). A unidade de saúde estava com falta de profissionais há semanas e a direção técnica chegou a encaminhar um ofício à promotoria de Justiça, Conselho Regional de Medicina e Sindicato Médico de Rondônia revelando colapso no atendimento.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), os médicos seguiram à cidade para atender o complexo hospitalar que engloba o Hospital Regional de Cacoal, referência no atendimento de diagnosticados com Covid-19, e o Heuro, com foco em atendimentos de média e alta complexidade.

Os profissionais já estão trabalhando e se revezam nos atendimentos entre os dois hospitais. Os médicos são de Porto Velho e estavam no Hospital de Campanha da capital.

A chegada dos médicos em Cacoal ocorre após 16 médicos serem afastados das funções por estarem com o novo coronavírus. Como a maioria dos profissionais fazem plantões nos dois hospitais, as unidades tiveram os atendimentos comprometidos.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Nélio Santos, os nove médicos devem ficar em Cacoal até a próxima terça-feira (28). Na sequência, um novo grupo seguirá ao município e o revezamento será feito até que a situação de atendimento chega normalizada.

O hospital de referencia para o tratamento da Covid em Cacoal é o Regional. O local conta com 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a Covid -19. No momento, apenas dois deles estão livres. Já no caso dos leitos clínicos, o Regional possui 20 para internações, e apenas dois estão desocupados.

O hospital Heuro também tem duas UTIs para a internação de pacientes suspeitos da Covid-19 e quatro leitos clínicos. Todos estão ocupados no momento.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas