Publicidade

Publicidade

O Brasil se moderniza com plataformas digitais

0
Real Turismo

A circulação de informação tem deixado de ser feita, ainda que lentamente, por meio de impressos e publicidade tradicional, como se vê na televisão. Com o avanço da internet, foi revelado um novo sistema de mercado que revolucionou a forma como interagimos, compramos, vendemos, nos informamos e, como não haveria deixar de ser, trabalhamos. Com isso, foram criados novos hábitos de consumo que obrigam os setores de mídia e entretenimento a se moldar à nova demanda.

A PwC publicou um estudo afirmando que o crescimento das plataformas digitais no Brasil apresenta taxas bastante positivas em um período de cinco anos, havendo a possibilidade de movimentar 53 bilhões de dólares até o final de 2022, divididos entre consumo, publicidade e acesso às plataformas.

Isso, contudo, não quer dizer que os impressos estão fadados à extinção. É necessário lembrar que o Brasil não é um país cuja penetração da internet seja considerada alta, como acontece na Suíça e na Inglaterra (cujos níveis superam 90%) — ou seja, o processo é de transição e adaptação.

IMAGE SOURCE: https://unsplash.com/

O consumo de conteúdo demonstrou que existe uma preferência de acesso às plataformas digitais por meio de smartphones, sendo o mercado consumidor brasileiro pareado com as tendências mundiais, mesmo com taxas de penetração na internet reduzidas.

Como não inventaram isso antes?

É claro que toda essa movimentação causou resistência de diversos setores, como sempre acontece quando uma mudança promete reestruturar o funcionamento das coisas. Quem não se lembra da disputa protagonizada pela Uber e a Justiça em 2016, com a ascensão do serviço nas grandes cidades?

Com a apresentação de números significativos e estudos que demonstram com clareza que as coisas estão a tomar um novo rumo no mercado de mídia e entretenimento, as empresas deste setor se veem obrigadas a repensar seus modelos de negócio se quiserem continuar sobrevivendo perante os consumidores.

O blog Rock Content é certeiro ao afirmar que o ambiente virtual pode render excelentes resultados, desde que exista preparação para isso. Além disso, as soluções que são possibilitadas em uma esfera digital não se limitam a se assemelhar àquelas que já eram conhecidas nos impressos, o que quer dizer que a tecnologia à qual nos referimos abre um leque imensurável de soluções e serviços que sequer habitam nosso imaginário hoje, mas amanhã podem ser considerados essenciais. É o que aconteceu com a popularização dos serviços de streaming, como a Netflix, por exemplo, que criou uma necessidade de entretenimento diferenciado daquele que conhecíamos em um sistema de televisão fora da categoria on demand.

Atentas, as emissoras de televisão paga já embarcaram na tendência de disponibilizar seus conteúdos online aos seus assinantes, visando ao menos manter seus espectadores em uma concorrência direta com serviços como os da Prime Video e HBO Go.

Mas se engana quem atribui somente ao streaming de filmes e séries toda essa movimentação: a LM Telecomunicações apontou que o segmento esportivo cresce 37% ao ano, o que indica que a influência causada pelo streaming é abrangente e se torna cada vez mais comum no Brasil. Inclusive, existem diversas plataformas que não só realizam o streaming de jogos sem interatividade direta, mas que também dão a opção de assistir às partidas ao vivo e de participar ativamente por meio de apostas esportivas ou jogos similares, como os jogos de apostas de roleta online da Betway. Em outras palavras, há espaço para todos, e acessibilidade ilimitada.

 

IMAGE SOURCE: https://www.pexels.com/pt-br/

A tecnologia ao serviço do atendimento

Os serviços prestados por empresas que fazem uso das plataformas online facilitam – e muito – a vida de seus consumidores. Na maior parte das vezes, dar adeus às filas e contar com a resolução de problemas a um clique de distância já é um grande benefício, considerando que, atualmente, o que menos temos à nossa disposição é tempo para nos deslocar até algum balcão de atendimento e aguardar pacientemente nossa vez em filas que nem sempre são fáceis.

Qualificar-se aos ambientes digitais é de suma importância no processo de modernização das empresas. Foi pensando nessa ferramenta de atendimento e crescimento de mercado que a Escola de Governo de Rondônia implementou a capacitação online aos seus servidores públicos e estaduais visando a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

IMAGE SOURCE: https://www.pexels.com/pt-br/

Sem sombra de dúvidas, a tecnologia veio para virar e revirar a forma como o mercado funciona perante seu público. Neste sentido, não são somente as empresas que precisam se adaptar às tendências e caminhos que se descortinam em acelerações variadas.

Cada vez mais é exigido de candidatos ao mercado de trabalho habilidades e conhecimentos relacionados à tecnologia e ao uso de plataformas digitais variadas. Seja em trabalhos cujo core é afastado dos ambientes digitais ou em funções que são intrínsecas ao mundo virtual, a tecnologia é invariavelmente uma ferramenta que não sairá de cena tão cedo.

Em razão disso, observar o constante crescimento e aceitação de plataformas digitais no Brasil é um movimento perspicaz de quem quer buscar especializações e desenvolver habilidades que trarão destaque ao currículo, aumentando as chances de empregabilidade. Em momentos de crise, ter boas ideias e “pensar fora da caixa” vale ouro, mas quando a tecnologia pode nos dar uma mãozinha nessa descoberta, temos um novo mundo em nossas mãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais