Publicidade

Publicidade

Publicidade

O comércio começa a sentir todo o peso da crise

0
Real Turismo

dia das mamaesO primeiro setor que sente a crise é o comércio lojista. É nele que desagua, antes de qualquer outra área, o resumo da problemático de uma economia errante, como está a nossa. Para se ter ideia da situação, pesquisa nacional aponta que 53 por cento dos brasileiros não pretendem fazer compras à prazo neste ano. Ou seja, um dos principais pilares do comércio (o carnê, as prestações), passa a ser assustadora para os consumidores. Aqui em Rondônia, é claro, a situação ainda não é tão preocupante (Ah, se não fosse o agronegócio!), mas mesmo assim já há lojistas arrancando os cabelos e tentando saídas para não precisar desistir do seu negócio. Em Porto Velho, a situação não é diferente. Em comum com todo o país, os comerciantes da Capital têm que pagar os mais altos impostos do mundo; uma energia elétrica com custo absurdo; a crise geral da economia, a volta da inflação e o risco do desemprego. Mas há particularidades locais que ajudam a piorar o quadro e antever as vendas do Dia das Mães (segunda melhor data do ano para o comércio), com queda muito acima do esperado.

Há fatores diferenciais, que prejudicam mais o comércio de rua do que o do Shopping. Primeiro: a falta de segurança. Não há policiamento nas áreas comerciais da cidade. Outro: falta de vagas para estacionamento. Sem controle, há quem deixe seu carro mp mesmo local de manhã e só saia dali à noite. Nos estacionamentos privados, os preços cobrados são, no sentido figurado, um verdadeiro assalto. O terceiro – e aí atinge mais o Shopping – são os preços muito mais altos, que afastam o consumidor nas crises. O comércio corre perigo em todo o país. Em Porto Velho, então, a hora é de usar toda a criatividade para vender, acender velas para os santos e partir para  a reza. Porque, afora isso, há muito pouco a fazer.

 

HERÓI DA PÁTRIA

O Governo de Rondônia promove uma grande homenagem aos 150 de nascimento do Marechal Cândido Rondon, certamente o maior herói brasileiro que a Amazônia conheceu. O Marechal, que deu o nome ao Estado de Rondônia, já é considerado Herói da Pátria, graças a um projeto aprovado no Congresso. Nesta terça, dia  em que se comemora 150 anos de marechal Rondon, o governo de Rondônia em parceira com os Correios, Porto Velho Shopping e 17ª Brigada de Infantaria e Selva realiza a abertura de uma exposição sobre Rondon e o lançamento do selo comemorativo. O evento será às 16h, no Porto Velho Shopping.

 

LEIS DO CRIME

 

Uma longa carta, que é uma espécie de Constituição do Crime, com um total de 18 itens, foi encontrada com presos, numa revista no Urso Branco. Trata-se de um documento oficial do PCCm o Primeiro Comando da Capital, dando ordens sobre como deve funcionar a estrutura dentro dos presídios; o tratamento aos membros do grupo; as missões que eles devem cumprir quando saem da cadeia e até o assassinato de agentes da lei. É com este tipo de gente, que de dentro das cadeias organiza todo o tipo de crime fora delas, que os famosos amigos dos criminosos defendem os direitos humanos deles. Nunca de suas vítimas.

 

SANGUE COM SANGUE

No final da carta que orienta como a bandidagem deve agir dentro e fora das cadeias, os presos são orientados a matar agentes penitenciários e policiais civis e PMs, caso eles matem algum membro do PCC. “Se alguma vida for tirada por nossos inimigos, os integrantes do Comando devem se unir e dar o mesmo tratamento que eles merecem. Vida se paga com vida e sangue se paga com sangue”, conclui a Bíblia do PCC, que é quem realmente manda nos presídios de Porto Velho, de todo o Estado e se espalha pelo país todo.

 

LIGAÇÃO AÉREA

 

Uma empresa séria, genuinamente rondoniense, com gente dedicada e competente: assim é a Rima  Transportes Aéreos, que começou, nesta segunda, seus voos diários entre Cacoal e Porto Velho, com um voo saindo de lá às 7h30 da manhã e retornando à cidade do interior às 16h. Com preços acessíveis, pelo serviço que presta e pela forma como facilita a vida dos seus passageiros, a Rima começa com um avião que pode transportar onze pessoas. Em breve, expandirá o serviço com outro avião, maior e mais moderno. Merece elogios pela iniciativa. É uma empresa nossa, que cresce junto com Rondônia.

 

DILMA FORA

O que estará acontecendo? Pela primeira vez em muitos anos, a presidente Dilma Rousseff não estará presente na propaganda eleitoral gratuita do PT, que vai ao ar na noite desta terça. Os petistas de alto escalão estão furiosos com a decisão. Restou então dar todo o destaque para o discurso raivoso do ex presidente Lula, que vai bater duro na imprensa e nos que acusam seu governo e seus companheiros pela roubalheira generalizada que assola o Brasil. Lula vai repetir que a culpa é das “zelites” e falar bem do PT, é claro.

 

PERGUNTINHA

Com a crise na economia, a volta da inflação e o risco de mais desemprego, você está conseguindo pagar em dia todas as suas contas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais