Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
03
set
2021

Obras no Aeroporto na Capital do Café passam por inspeção; após conclusão, Cacoal terá um aeródromo renovado

Focando na retomada dos voos comerciais no Aeroporto da Capital do Café, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) tem executado uma série de obras e serviços para melhorar ainda mais a infraestrutura aeroportuária em Cacoal. As obras incluem principalmente a ampliação de todo o terminal de passageiros e a adequação da pista para garantir a certificação do aeroporto para operacionalização por instrumentos. Até então, os pousos e decolagens no aeródromo eram feitos apenas por visual, ou Visual Flight Rules (VRF).

Nesta semana, o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, Philipe Rodrigues Maia Leite, esteve no Aeroporto de Cacoal conferindo as frentes de serviço no local. De acordo com ele, os esforços do Poder Executivo são para que todos os serviços sejam concluídos já no início do segundo semestre.

“O Aeroporto de Cacoal está passando por essas obras, primeiro, para trazer mais conforto e benefícios aos usuários, com a ampliação do terminal de passageiros. Assim como o processo de certificação vai garantir que o aeroporto possa operar por instrumentos, ou seja, isso garante que nenhum voo fique sem pousar no Aeroporto da Capital do Café, por falta de visibilidade”, destacou o coordenador.

As adequações na pista são necessárias para que o aeroporto receba o certificado emitido pela Agência Nacional de Aviação (Anac). O documento atesta que as condições operacionais do aeródromo estão em conformidade com os requisitos de segurança e especificações da Agência. A operação por instrumento gera mais segurança no momento do pouso e decolagem, especialmente se as condições meteorológicas não permitirem a visibilidade mínima da pista.

Com um investimento total de aproximadamente R$ 8 milhões, as obras incluem todo o serviço de terraplanagem para regularização das faixas de pista, a ampliação do estacionamento e do terminal de passageiros, com novas salas de embarque e de desembarque, banheiros, outros espaços e também a construção de uma nova cerca patrimonial em toda a área do aeroporto.

Os serviços compreendem ainda, melhorias complementares nos sistemas hidrossanitários, eletroeletrônicos, de combate à incêndio, gás combustíveis, ar-condicionado, sistemas estruturais, paisagismo e urbanismo. “Todos esses investimentos em infraestrutura aeroportuária aquecem o desenvolvimento socioeconômico local. Cacoal é uma cidade referência para toda a Região do Café, por isso a importância de contar com uma estrutura adequada para atender a demanda de diversos municípios”, ressalta Maia.

Fonte: Governo de Rondônia

Notícias Relacionadas