Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
25
Maio
2020

Pacto pela Aprendizagem é apresentado para os dirigentes municipais de educação do estado

Além dos representantes dos 52 municípios, também participaram do Fórum os técnicos de educação, a coordenadora estadual, Vilma Alves, que na ocasião representou o senador Confúcio Moura.

O Projeto Pacto pela Aprendizagem, idealizado pelo senador Confúcio Moura tem o objetivo de assessorar os prefeitos a melhorar a qualidade da educação foi apresentado pelo coordenador, Waldo Alves, aos representantes dos 52 municípios de Rondônia no Fórum realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime-RO) na quinta-feira (17), em Ariquemes.
O Waldo Alves explicou que a única bandeira que o Pacto pela Aprendizagem levanta é a de uma educação de qualidade. Para ele, o projeto é voltado ao bem comum, e deve ser estruturado por leis municipais, evitando assim, que a troca do gestor municipal interfira no andamento do processo, até porque o resultado é de médio e longo prazos, e depende da continuidade das ações, para um resultado positivo.


“O projeto foi criado pelo senador Confúcio com o único objetivo de unir forças com os prefeitos e secretários para melhorar a qualidade da educação, com a proposta de oferecer um futuro promissor às nossas crianças, e consequentemente melhorar a economia, com as instalações de novas empresas em seus municípios, que buscam mão de obra qualificada”, pontuou Waldo.
Quanto à metodologia de implantação do Pacto pela Aprendizagem, Waldo explicou que, inicialmente, o prefeito juntamente com os vereadores deve promover a elaboração de leis municipais efetivando o projeto e o desenvolvimento de ações tendentes à concretização das medidas pactuadas.
Com relação a participação do senador Confúcio Moura, o coordenador disse que será por meio do direcionamento de emendas parlamentares de acordo com as necessidades de cada município, conforme às ações voltadas à resolução dos problemas diagnosticados durante o desenvolvimento do projeto. “Essas necessidades serão levantadas pelos técnicos da Secretaria de Educação de cada município, juntamente com a assessoria do senador”, enfatizou Waldo.
Os investimentos vão de infraestrutura física, pedagógica e tecnológica a capacitação dos técnicos e gestores da educação. “Além de contribuir com uma forma criativa e eficiente de novos modelos de administração escolar, o projeto prevê a reforma da gestão pedagógica, administrativa e garante o aprimoramento da infraestrutura escolar, seja através da apresentação de emendas parlamentares, recursos junto ao governo federal, ou por meio da disponibilização de apoio técnico”, concluiu.

Assessoria de comunicação

Notícias Relacionadas