Publicidade

Publicidade

Publicidade

PARCERIA ENTRE EMATER-RO E AABB PROMOVE BOAS PRÁTICAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CACOAL

O objetivo é desenvolver atividades em torno de áreas como higiene e saúde, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de novos conhecimentos e acesso à cidadania.

0
Real Turismo

Uma vez por mês a extensionista social Camilla Fabiane, do escritório local da Emater-RO/Cacoal, dedica seu dia ao atendimento à crianças e adolescentes da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco. O objetivo é desenvolver atividades em torno de áreas como higiene e saúde, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de novos conhecimentos e acesso à cidadania.

O atendimento, que leva boas práticas voltadas para a higienização pessoal, cuidados com o corpo e prevenção de doenças, entre outros, atende mais de 100 crianças inseridas no programa AABB Comunidade.

A parceria entre a Emater-RO e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) para atendimento à crianças e adolescentes que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social foi firmada em 2017, quando a autarquia de assistência técnica e extensão rural disponibilizou a extensionista Camilla, que também é enfermeira, para acompanhar o programa.

“São crianças de baixa renda na faixa etária entre 6 anos e 18 anos incompletos, que recebem nossas orientações sobre a necessidade de cuidados com a higiene e incentivo às ações do dia a dia, como: lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes ou tomar banho”, explica Camilla, complementando que, durante o atendimento também são realizados exames físicos básico para verificar casos de dermatites e ferimentos para o uso de atividades realizadas na piscina da AABB, além de prevenir doenças.

Segundo a extensionista, a experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam a viabilidade e a importância das ações que são desencadeadas através do programa AABB Comunidade junto à essas crianças e adolescentes, pois vem atingindo o objetivo de promover o desenvolvimento integral por meio de ações educacionais e a inclusão socioprodutiva com consciência de cidadania. “Por isso é muito importante que todos os segmentos da sociedade estejam envolvidos no processo”, enfatiza.

O programa envolve outras atividades com a parceria de educadores sociais.

O programa é desenvolvido na unidade da AABB de Cacoal de segunda a sexta-feira e envolve outras atividades, com outros educadores sociais, buscando a integração família, escola e comunidade. Nesse contexto, a participação da Emater-RO se dá de forma contributiva tornando-se essencial na formação da identidade, da personalidade e do caráter dessas crianças que, somadas às demais ações do programa, gera o desenvolvimento da valorização pessoal e da autoestima, resultando em um melhor convívio familiar e comunitário.

Além do atendimento direto às crianças e adolescentes, a Emater-RO atendeu muitas dessas famílias com a inclusão nos programas de política pública que promovem o bem estar econômico e social, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – de compra direta dos agricultores com repasse à famílias de baixa renda – executado pela Emater-RO nos últimos cinco anos, e que hoje está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura local.

Fonte: News Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais