Informação a Serviço da População.
Centranet

Parceria entre Junta Comercial e municípios agiliza processos e gera economia para o empreendedor

A Junta Comercial de Rondônia (Jucer) está trabalhando para firmar Cooperação Técnica com todos os municípios do estado com o intuito de facilitar a vida dos empreendedores, bem como dos profissionais que atuam nessa área. Na parceria, o Estado, por meio da Jucer, entra com equipamentos e treinamentos dos profissionais e o município disponibiliza espaço físico e um funcionário para a implantação de um posto de atendimento da Junta na localidade.

O gerente de Divisão Interior da Junta Comercial de Rondônia, José Raimundo Rodrigues da Silva, disse que a Jucer estava presente apenas em doze municípios, o que dificultava a vida do empreendedor que estava abrindo uma empresa, por exemplo, onde não tinha representação da Junta Comercial. “Com isso, o empreendedor tinha que se deslocar para outras regiões do estado para dar entrada na documentação, além de perder tempo, ainda tinha um custo muito alto por causa do deslocamento”.

Foi quando o governo do Estado resolveu levar representações da Jucer para os 52 municípios de Rondônia por meio de parceria com os as prefeituras. Atualmente, 40 municípios já assinaram o termo de cooperação e 23 pontos de atendimento da Junta já estão em pleno funcionamento.

O gerente de Registro e Comércio da Jucer, Leilson Costa de Souza, disse que para implantar a representação da Junta Comercial nos municípios uma força tarefa, envolvendo três frentes de trabalho, é realizada. Depois que o gestor municipal aceita a parceria, a Junta entra com a capacitação do profissional da localidade que vai aprender a trabalhar com o Sistema Empresa Fácil, Redesim. Em alguns municípios a Junta Comercial disponibiliza até os equipamentos para o treinamento.

O coordenador da Redesim, Eder Neves Falcão, explicou que a Cooperação Técnica com os municípios é muito importante em vários aspectos, além de otimizar o tempo e  a economia gerada, tudo é feito online. O contador ou o empreendedor vai até a representação da Junta em seu município, protocola a documentação, que é feita de forma correta, pois o profissional da área já foi capacitado, o documento é digitalizado e disponível para a Junta Comercial.

No período de 26 a 29 de junho, os cursos de capacitação foram realizados nos municípios de Vilhena, Pimenteiras, Cabixi, Corumbiara e Chupinguaia. Os próximos municípios a serem atendidos serão Machadinho do Oeste, Cacaulândia e Vale do Paraíso.

Centranet
por Secom Governo
da Secom Governo
Veja mais
Comentários
Carregando...