Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pelo menos 12 grupos pesquisam vacina contra o Zika, diz OMS

Real Turismo
Paula Laboissière – repórter da Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (8) que pelo menos 12 grupos pesquisam atualmente vacinas contra o vírus Zika – todas em estágio inicial de desenvolvimento. A disponibilização das doses devidamente registradas, de acordo com a entidade, pode levar ainda alguns anos.

Segundo a OMS, estudos estão sendo realizados com base em terapias preventivas que funcionariam da mesma forma que a profilaxia para malária. “O uso de fumacê seguido da liberação controlada de mosquitos geneticamente modificados pode ser considerado oportuno para travar a propagação do Zika”, informa a entidade.

A organização destacou ainda que trabalha para estabelecer redes de apoio regulamentares com o objetivo de acelerar a realização de testes clínicos em diversos países. Outra estratégia adotada pela OMS consiste no compartilhamento de amostras consideradas oportunas e de informações entre grupos de pesquisa sobre o Zika.

“O diagnóstico, hoje, é uma urgência prioritária para que se possa ter certeza da presença do vírus Zika e não de doenças similares e também provocadas por outros flavivírus transmitidos por mosquitos. Poucos testes diagnósticos estão disponíveis atualmente”, ressaltou a OMS.

Edição: Talita Cavalcante
Fonte:Agência Brasil De Notícias

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais