Publicidade

Pequenos agricultores de Rondônia recebem apoio na comercialização da produção em Rondônia

0
Real Turismo

Para fomentar e gerar renda para a agricultura família, na próxima terça-feira (24), o 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) realizará um chamamento público, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Emater, para compra de produção da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Serão investidos quase R$ 1 milhão em compras de produtos como frutas, legumes, verduras, doces, polpa, queijo, entre outros, que abastecerão o 5º BEC e o Hospital de Guarnição de Porto Velho.

De acordo com o comandante do 5° BEC, coronel Moraes, o programa é importante por se tratar de pequenos agricultores. “A ideia é incentivá-los e beneficiar aqueles que não têm acesso as processos maiores de venda. Além disso, existem diversas vantagens, compramos produtos saudáveis, com menos agrotóxicos e que são consumidos aqui no 5°BEC por cerca 900 pessoas”.

O PAA tem duas finalidades básica, promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, para facilitar o acesso desses produtores ao programa de compra de alimentos com a dispensa de licitação. “Esta é uma forma de ajudar os nosso agricultores e incentivá-los no cultivo saudável dos alimentos. Além de permitir que os pequenos participem individualmente, ou por meio de suas cooperativas ou órgãos constituídos, como pessoas jurídica direto privado”, afirma o secretário adjunto da Seagri, Bruno Scheid.

Para participar individualmente, os beneficiários fornecedores têm que apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Seagri. Assim, o produtor é reconhecido como agricultor familiar, tendo acesso aos programas do Governo Federal. “Eles estão prontos para fornecerem os produtos”, declarou Scheid.

O capitão Anderson Meira explicou que após a conclusão do processo de compras, os produtores começam a fazer as entregas, que são semanal ou quinzenal.  Cada agricultor pode vender até 20 mil reais.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais