Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
10
ago
2020

Peritos criminais de Rondônia comemoram autonomia com sanção da lei pelo governador

Peritos criminais de Rondônia comemoraram nesta terça-feira (1) a sanção da lei estadual que estabelece a autonomia orçamentária, administrativa e financeira da categoria. Os profissionais recepcionaram o governador Confúcio Moura na sede da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Funatec), em Porto Velho, com um café da manhã de agradecimento pelo apoio.

A autonomia dos peritos tornou-se possível com a criação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec). Até agora, os profissionais eram subordinados à Polícia Civil.

O projeto que cria a Politec foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador. O deputado estadual Léo Moraes foi o articulador da tramitação entre os parlamentares e também foi homenageado pelos peritos.

Confúcio Moura atribuiu os créditos da vitória dos peritos criminais aos próprios profissionais. “Vocês trabalharam muito bem. São merecedores desta vitória. O que fiz foi consolidar as conquistas com a parte que me compete”, disse.

O governador acrescentou que a independência da Polícia Científica vai proporcionar avanços que resultarão na produção de provas que facilitarão a aplicação da justiça.

Para o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania Antônio Carlos dos Reis, os avanços proporcionados pelo governo estadual são claros e as perspectivas são maiores ainda. “Virão mais equipamentos e estruturas melhores para tornar a segurança pública ainda mais eficaz”, anunciou.

O deputado Léo Moraes, convidado para o evento, disse que o empenho do governador em tornar a Polícia Técnica ainda mais qualificada é merecedora de elogios. “Confúcio Moura prometeu e honrou o compromisso da independência da perícia criminal”, destacou.

Rondônia é o 20º estado a promover a desvinculação da perícia crimina, segundo presidente do Sinpec, Edilson Almeida Souza. “É um sonho que se realiza. É, também, um desafio que se abre à nossa frente e que teremos que encarar”, afirmou, referindo-se ao trabalho que passa a ser desenvolvido a partir da independência obtida.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom – Governo de Rondônia

Notícias Relacionadas