Publicidade

Publicidade

Pesquisadores da Fiocruz Rondônia apresentam resultados de pesquisas em Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

0
Real Turismo

Pesquisadores do Brasil e do exterior participam, entre os dias 28 e 31 de julho, na cidade de Belo Horizonte (MG) do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP2019). A Fiocruz Rondônia é representada por uma equipe de pesquisadores, com mais de 20 trabalhos a serem apresentados em diferentes formatos. São resultados de pesquisas realizadas em áreas distintas, como o Laboratório de Epidemiologia Genética que irá expor resultados preliminares de estudo realizado em pacientes com leishmaniose tegumentar atendidos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

O Laboratório de Entomologia irá apresentar resultados de pesquisas realizadas sobre os insetos vetores da região, como os mosquitos, as catuquiras, barbeiros e maruins. Além desses estudos, a ecologia e taxonomia dos mosquitos palha também serão apresentadas. Serão divulgadas ainda informações sobre o estabelecimento da Coleção Entomológica da Fiocruz Rondônia e o emprego de dietas alternativas para mosquitos e de uma ferramenta digital para a vigilância participativa de triatomíneos, os insetos vetores da doença de Chagas.

Dados sobre o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya em Porto Velho e a epidemiologia dessas doenças no estado de Rondônia também serão abordados, no formato de e-poster. Haverá ainda apresentações de trabalhos abordando vetores (carrapatos) de febre maculosa e babesiose, além de genótipos circulantes de Zika vírus.

Estudos envolvendo a descoberta de novos compostos potenciais contra leishmaniose e malária serão apresentados por pesquisadores da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmanioses (PBML).

Com o tema “Convergência e inclusão: em busca de soluções sustentáveis para o diagnóstico, tratamento e controle das doenças tropicais” congresso abre perspectivas para a integração da ciência, educação e tecnologia buscando, na interdisciplinaridade, benefícios para a saúde, para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Simultaneamente ao 55º MEDTROP acontecem o XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 34ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, além da 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, o CHAGASLEISH 2019.

Acompanhe a programação completa do 55º MEDTROP.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais