Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
20
dez
2021

PIMENTA BUENO: Menina de dois anos busca doador de medula óssea

Jaqueline Cambuí, ou simplesmente Jaqui de apenas 2 anos e 10 meses de idade, filha da técnica em enfermagem Ivette Cambuí de Melo Ferreira Souza (28 anos), e do supervisor de vendas  Marcius Clistenes de Souza (36 anos), moradora da cidade de Cacoal-RO, é a personagem principal de um drama compartilhado pela família nas redes sociais que vem mobilizando e comovendo um número incalculável de pessoas.

A família relata que a pequena Jaqui, que até um ano de idade levava uma vida normal, cheia de saúde e vitalidade, de repente começou a sofrer com infecções consecutivas, foi quando os pais, através de exames descobriram que Jaqui sofre de uma síndrome rara que faz com que seu organismo fique totalmente vulnerável a todo o tipo de doença, ou seja, ela não tem imunidade suficiente para se manter saudável.

Hoje, ela segue em uma incessante batalha para sobreviver, Jaqui depende de um doador de medula óssea compatível para que seu organismo passe a produzir as células de defesa.

Sem o transplante de medula a pequena continuará sofrendo com as constantes infecções, continuará em uma luta diária pela sobrevivência, fator que pode levá-la a um quadro irreversível.

Com o tema “À procura de um par perfeito” a família faz o apelo em busca de um doador compatível, porém, dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), apontam que somente 1 em cada 100 mil doadores são compatíveis.

A pequena está fazendo tratamento em um conceituado hospital em Curitiba – PR, pelo menos três vezes por semana ela toma uma injeção que a auxilia a manter o mínimo de imunidade.

Os pais de Jaqui acreditam que com a divulgação aumente as chances de encontrar um doador compatível.

Impossível não apaixonar por esta criança de sorriso fácil, que mesmo diante da adversidade conserva a alegria de viver.

Uma luz de esperança

Ivette, mãe de Jaqui, está grávida e o bebê deve nascer em novembro, fator que enche o coração da família de esperança, isso por que, em casso de irmãos as chances são estimadas em 25%.

O que é Medula óssea?

É um tecido gelatinoso localizado dentro dos ossos, principalmente nos chatos (Cabeça, externo e bacia), vulgarmente conhecido como “Tutano”, que funciona como fábrica de sangue e produz células tronco.

Quem precisa?

Pacientes que tem doenças que comprometem a produção de sangue pela medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas, como por exemplo, leucemia, aplasia de medula, anemias aplásticas, linfomas e outras.

Como saber se sou compatível?

O exame para saber se sou compatível é muito simples, basta procurar uma unidade de saúde, fazer um cadastro e doar uma pequena amostra de sangue, que é retirado na hora e encaminhado para análise.

Caso você seja compatível com alguém que precise os órgãos competentes entrarão em contato requisitando a doação por livre e espontânea vontade.

Vale destacar que o procedimento para transplante é simples e não compromete em nada a saúde do doador.

(Fábio Matias – Pimenta Virtual)

Notícias Relacionadas