Publicidade

Publicidade

Pontos turísticos de Porto Velho: opções de lazer e conhecimento sobre a história da cidade

0
Real Turismo

Para receber bem os turistas que visitam a capital rondoniense, o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem investindo e incentivando aos cidadãos portovelhenses a conhecerem a cidade e os pontos turísticos locais, promovendo a cultura e a difusão histórica municipal.

Opções que agregam lazer e conhecimento não faltam à população que tem interesse em estar por dentro do que a cidade tem a oferecer. O roteiro criado pela Setur dá as dicas. O primeiro passeio pode ser no Parque Natural Olavo Pires, que funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas. O parque está localizado no final da Avenida Rio Madeira, área rural da cidade.

Memorial Rondon, com referências históricas à expedição de Cândido Rondon, funciona de terça a domingo, das 10 às 16 horas, na Estrada do Santo Antônio, próximo à Igreja de Santo Antônio, outro ponto que faz parte da história de Porto Velho e merece a visitação, estando aberta de terça a domingo, das 10 às 16 horas.

No Memorial Governador Jorge Teixeira, onde é possível conhecer a história rondoniense no período em que o coronel foi governador do estado, o funcionamento é de terça à sexta-feira, das 8 às 12 horas, localizado à Rua José do Patrocínio, 501, Centro. Recentemente reativada, a Litorina da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré relembra os passeio realizados pela Maria Fumaça, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 17 horas. Na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a beleza natural fica por conta do pôr do sol no Rio Madeira, uma atração que encanta aos visitantes.

Considerado o segundo maior do mundo, o Museu Internacional do Presépio está localizado à Rua Mané Garrincha, na Associação São Tiago Maior, Zona Leste da capital. Obras de mais de 50 países estão expostas no museu, que funciona de terça a domingo, nas 10 às 12 horas e das 14 às 20 horas.

Já no Parque Circuito José Adelino, na Avenida Lauro Sodré, Bairro Nacional, o passeio pode ser feito todos os dias da semana, das 8 às 19 horas, com muito contato com a natureza e oportunidade para um piquenique em família ou entre amigos. Local onde funcionou o primeiro palácio do governo, com arquitetura preservada e exposições de obras de arte de diversos artistas locais, o Palácio Presidente Getúlio Vargas é aberto para visitação de segunda à sexta-feira, das 8 às 13 horas, à Rua Dom Pedro II, 1.600, Centro.

Na Casa da Cultura Ivan Marrocos é possível conferir vernissages e exposições variadas programas pela agenda local. O espaço está aberto de segunda a sábado, de 9 às 18 horas, na Avenida Carlos Gomes, 2454, Bairro Caiari. Em frente ao salão de artes, também de esquina com a Avenida Rogério Weber, está um dos maiores pontos turísticos de Porto Velho, a Praça das Três Caixas D’águas, com os antigos reservatórios de água da cidade.  A Praça Aloísio Ferreira, na Avenida Farqhuar, Bairro Caiari, já é também um ponto de encontro da população, principalmente aos finais de semana, quando acontece a Feira do Porto, com barraquinhas de comidas típicas, artesanatos e muitas opções de brinquedos para a criançada.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais