Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
29
Maio
2020

Pré-natal e planejamento reprodutivo estão entre os temas de capacitação realizada pela Sesau em Ji-Paraná

Coordenadores de atenção básica e enfermeiros que atuam nas equipes da saúde dos municípios da região de Ji-Paraná estão participando até quinta-feira (30), de uma capacitação de Pré-Natal de Risco Habitual e Planejamento Reprodutivo. O objetivo é qualificar a assistência pré-natal; ampliar a cobertura desse serviço nos municípios; e reduzir os problemas da mortalidade materna e infantil. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está acontecendo no hotel Minuano, em Presidente Médici.

A diretora executiva de Atenção Integral à Saúde, Angela Ribeiro Souza, explicou que o pré-natal de risco habitual tem como objetivo realizar consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais e ultrassonografia a fim de verificar o estado de saúde da mãe e bebê, inclusive se for detectada alguma alteração ela será tratada precocemente. “A realização do pré-natal de qualidade dentro da atenção básica reduz a mortalidade materna e infantil”, acrescentou.

De acordo com levantamento realizado pela Sesau, foram apontadas as principais doenças apresentadas pelas gestantes de Rondônia no pré-natal de risco habitual e encaminhadas ao pré-natal de alto risco, sendo elas: infecção do trato urinário, hipertensão arterial e diabetes. “Doenças que muitas vezes poderiam ser tratadas na atenção básica por meio de medidas simples, como por exemplo: atividades físicas leves, alimentação saudável, aumento da ingestão de líquidos”, enfatizou Angela Souza.

Ela disse, também, que para melhorar a qualificação do pré-natal no atendimento a essas patologias a Sesau, através da Coordenação Estadual da Rede Cegonha e Pré-Natal, realizará capacitações para os enfermeiros dos 52 municípios, com ênfase na utilização da nova caderneta da gestante, diagnóstico e tratamento da infecção urinária, hipertensão arterial e diabetes.

Os cursos serão descentralizados para maior comodidade e adesão dos profissionais de saúde. Agora está sendo para os municípios pólos de Ji-Paraná, que envolve a regional de saúde de Ji-Paraná e Vilhena; no mês de setembro será para os profissionais da regional de Porto Velho e Ariquemes; e em outubro será a vez da regional de Cacoal e Rolim de Moura.

PROGRAMAÇÃO                                          

Durante a programação serão apresentados os seguintes temas: Panorama do Pré-Natal no Estado de Rondônia, com a participação da fonoaudióloga Ana Cristina Toledo do Amaral, coordenadora Rede Cegonha Rondônia; Caderneta da Gestante – Versão Atualizada, com a enfermeira Wanessa Carvalho Prado, Coordenadora Estadual Pré-Natal; Planejamento Reprodutivo, com a enfermeira Ione da Silva Santos; e ainda as doenças de Infecção do Trato Urinário, Diabetes Gestacional, Hipertensão Arterial na Gestação e Sorologias na Gestação.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia

Notícias Relacionadas