Publicidade

Publicidade

Pré-natal e planejamento reprodutivo estão entre os temas de capacitação realizada pela Sesau em Ji-Paraná

0
Real Turismo

Coordenadores de atenção básica e enfermeiros que atuam nas equipes da saúde dos municípios da região de Ji-Paraná estão participando até quinta-feira (30), de uma capacitação de Pré-Natal de Risco Habitual e Planejamento Reprodutivo. O objetivo é qualificar a assistência pré-natal; ampliar a cobertura desse serviço nos municípios; e reduzir os problemas da mortalidade materna e infantil. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está acontecendo no hotel Minuano, em Presidente Médici.

A diretora executiva de Atenção Integral à Saúde, Angela Ribeiro Souza, explicou que o pré-natal de risco habitual tem como objetivo realizar consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais e ultrassonografia a fim de verificar o estado de saúde da mãe e bebê, inclusive se for detectada alguma alteração ela será tratada precocemente. “A realização do pré-natal de qualidade dentro da atenção básica reduz a mortalidade materna e infantil”, acrescentou.

De acordo com levantamento realizado pela Sesau, foram apontadas as principais doenças apresentadas pelas gestantes de Rondônia no pré-natal de risco habitual e encaminhadas ao pré-natal de alto risco, sendo elas: infecção do trato urinário, hipertensão arterial e diabetes. “Doenças que muitas vezes poderiam ser tratadas na atenção básica por meio de medidas simples, como por exemplo: atividades físicas leves, alimentação saudável, aumento da ingestão de líquidos”, enfatizou Angela Souza.

Ela disse, também, que para melhorar a qualificação do pré-natal no atendimento a essas patologias a Sesau, através da Coordenação Estadual da Rede Cegonha e Pré-Natal, realizará capacitações para os enfermeiros dos 52 municípios, com ênfase na utilização da nova caderneta da gestante, diagnóstico e tratamento da infecção urinária, hipertensão arterial e diabetes.

Os cursos serão descentralizados para maior comodidade e adesão dos profissionais de saúde. Agora está sendo para os municípios pólos de Ji-Paraná, que envolve a regional de saúde de Ji-Paraná e Vilhena; no mês de setembro será para os profissionais da regional de Porto Velho e Ariquemes; e em outubro será a vez da regional de Cacoal e Rolim de Moura.

PROGRAMAÇÃO                                          

Durante a programação serão apresentados os seguintes temas: Panorama do Pré-Natal no Estado de Rondônia, com a participação da fonoaudióloga Ana Cristina Toledo do Amaral, coordenadora Rede Cegonha Rondônia; Caderneta da Gestante – Versão Atualizada, com a enfermeira Wanessa Carvalho Prado, Coordenadora Estadual Pré-Natal; Planejamento Reprodutivo, com a enfermeira Ione da Silva Santos; e ainda as doenças de Infecção do Trato Urinário, Diabetes Gestacional, Hipertensão Arterial na Gestação e Sorologias na Gestação.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais