“No esplendor deste chão que perdura,
As verdes matas de glória e esperança”
Nem todos conhecem o Hino de Espigão que deveria ser ouvido pelo menos uma vez por mês nas escolas da cidade e nos órgão públicos.
“No esplendor deste chão que perdura,
As verdes matas de glória e esperança”. Os primeiros versos do Hino de Espigão, de certa forma, retratam o sentimento de milhares de pessoas que adotaram a cidade como moradia nos últimos anos. Mesmo assim, ainda há uma grande parcela dos mais de 31 mil habitantes que não conhecem o hino municipal. Para divulgar a canção e símbolo espigoense, uma lei foi criada para que haja a execução do Hino de Espigão nas escolas da cidade e eventos municipais.
A Lei nº 1.734/2013, de 19 de novembro deste ano, sancionada pelo Prefeito Célio Renato, estabelece que o hino de Espigão seja tocado uma vez por semana nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares de ensino fundamental e médio.
O projeto que deu origem à lei foi de iniciativa do vereador Devair da Silva Costa (PSD).
Para o Vereador autor do Projeto, ele recorda que quando estava no ginásio eram tocados tanto o Hino Nacional quanto o de Espigão na escola. “Por que não voltar às raízes, aproveitar para divulgar o hino do nosso município e demonstrar o amor a nossa terra?”, comenta. O parlamentar ressalta que a medida contribuirá para o resgate da identidade espigoense. “Hoje, é importante resgatar a nossa cultura, que precisa ser levada mais a sério. É hora de fazer valer essa lei”, defende.
O Prefeito Célio concorda que ainda faltava a aplicação da lei. “Hoje a maioria da população não conhece o Hino de Espigão, nem o Hino Nacional. Eu, quando estudava, todo dia estava lá cantando primeiro o Hino Nacional. Nós fazíamos a fila para cantar e hoje não tem mais isso”, compara. Célio salienta a importância do resgate do hino do município.
HINO DE ESPIGÃO DO OESTE
(CELEIRO PROMISSOR)
Letra: Wartencil Torquette
Música: José Brandão da Silva
I
No esplendor deste chão que perdura
As verdes matas de glória e esperança
És um lindo rincão de ventura
De solo fértil e tórrida pujança.
Estribilho
Espigão, Espigão, terra de futuro promissor
Espigão, Espigão, és a obra-prima do Senhor
Espigão, Espigão, és o nosso orgulho és um forte
Espigão, Espigão do Oeste, esplendor de todo o norte.
II
Tu és parte integrante do celeiro
Que abastece os lares do Brasil
És mais uma estrela no cruzeiro
Que cintila neste céu azul de anil.
III
O cacau, a seringa e o café
Enriquecem e fortalecem a produção
Espigão tu hás de gritar de pé:
Presente na chamada da Nação
Fonte/Foto: DECOM