Publicidade

Publicidade

Publicidade

Procon Rondônia flagra propaganda enganosa em Black Friday e orienta empresas e consumidores

0
Real Turismo

Quando as centenas de consumidores perceberam a presença dos fiscais do Procon Rondônia na sexta-feira (29) de Black Friday, as palmas ecoaram no shopping de Porto Velho. A fiscalização repressiva buscava proteger os direitos do consumidor no dia em que várias lojas prometeram grande descontos.

No mesmo dia, o Procon Rondônia realizou fiscalização em Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Apenas em Porto Velho foram cerca de 25 empresas visitadas. A maioria delas estavam regulamentadas e não sofreram nenhuma penalidade, mas três autos de infração foram emitidos.

O caso mais grave foi o da empresa de artigos esportivos que colocou uma nova etiqueta, mas por de baixo havia etiquetas rasuradas ou com o mesmo preço.

O auto de infração constatou propaganda enganosa e, agora, a empresa terá um prazo para se defender, podendo receber multas no final do processo.

Além das ações fiscalizatórias, os consumidores se sentiram à vontade para abordar os fiscais, como Luciane de Souza que queria fazer a troca de um sapato que tinha comprado na semana anterior, mas foi impedida de entrar na loja. “Eu acho que é um direito nosso fazer uma troca, não é porque tem uma promoção na loja que nós não podemos trocar. É o mesmo produto, só vai mudar o número. Não custa”, desabafa a consumidora.

Observando a insatisfação da consumidora, o Procon interveio. “O nosso papel foi trabalhar a conciliação, de conversar e trazer a melhor solução para o consumidor e fornecedor. No fim, conseguimos a satisfação do consumidor, que realizou a troca”, explica o fiscal Geovani Durans.

“O nosso objetivo é este, estar junto ao consumidor, entendendo o lado do fornecedor e do empresário. Estamos ali de forma repressiva e educativa, mas protegendo o cidadão. Os consumidores precisam dessa proteção”, explica Estevão Ferreira, coordenador do Procon, que fez um balanço positivo desta Black Friday.

da Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais