Publicidade

Publicidade

Projeto Açaí III inicia último módulo para os professores das comunidades indígenas

0
Real Turismo

Com o intuito de qualificar ainda mais o ensino escolar da rede de Rondônia, o governo do Estado tem investido na educação para que todos os alunos tenham um ensino de qualidade. Em Presidente Médici, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o Curso Normal de Nível Médio Para Professores em Área Indígena denominado Projeto Açaí III. O curso que tem a duração de 45 dias segue intensamente o cronograma de aulas, buscando a formação dos alunos, com a previsão de conclusão no dia 17 de setembro.

O projeto tem o objetivo de ofertar a formação em Magistério para cidadãos indígenas que atuam ou tenham a pretensão de atuar como professores, promovendo o desenvolvimento de habilidades próprias ao exercício docente nos anos iniciais do ensino fundamental I.

De acordo com a coordenação Geral do Núcleo de Educação Escolar Indígena, nas fases anteriores, o Projeto Açaí já formou 220 profissionais em diversas etnias, e foi uma ferramenta encontrara para suprir a carecias de professores nas escolas indígenas que ficam nas aldeias do Estado.

Atualmente, Rondônia tem um total de 231 professores indígenas atuando nas 114 escolas de aldeias e, aproximadamente, 4 mil índios estão matriculados nas unidades escolares. A primeira formação foi denominada Projeto Açaí I e teve duração entre os anos de 2000 a 2006.

O Projeto Açaí II, em sua segunda formação, teve duração entre os anos de 2009 a 2014, com 114 docentes formados, sendo que em 2015 deu-se início ao Projeto Açaí III, com uma matrícula inicial de 120 cursistas, e visando a ampliação e melhoraria do atendimento educacional nas comunidades indígenas do Estado de Rondônia.

O Projeto Açaí III, de acordo com sua proposta pedagógica foi organizado em 10 módulos, com 3.650 hora/aula, os alunos atendidos no curso, são de diversas etnias que pertencem aos municípios de Alta Floresta, Cacoal, Espigão D’Oeste, Extrema, Guajará Mirim, Jaru, Ji Paraná, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Vilhena.

Na cerimônia oficial de abertura do 10° e último módulo do Projeto Açaí III, no início deste mês, a secretária adjunta da Seduc, Conceição Alves, ressaltou a importância do projeto Açaí para a comunidade indígena, e afirmou ainda que o governo está empenhado para que todos tenham uma educação de qualidade em todo Estado de Rondônia.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais