Publicidade

Publicidade

Projeto de Lei do governo do Estado impulsionará produção de leite em Rondônia

0
Real Turismo

Projeto de Lei do governo estadual à produção de leite no estado, junto ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Fundo Proleite em cooperação com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), que pretende atender de forma direta aproximadamente 1.500 produtores rurais, foi aprovado em dois turno, em sessão, nesta terça-feira, 3, no plenário da Assembleia Legislativa.

O Projeto de Lei 158/2019 garante crédito suplementar até o valor de R$ 2.646.000,00, com a finalidade de adquirir equipamentos visando atender às necessidades dos produtores de leite e obter materiais e equipamentos para ajudar no desenvolvimento do desmembramento da granelização do nitrogênio referente ao Projeto Inseminar. Com a aquisição de um caminhão com tanque criogênico com capacidade de 1.000 litros e botijão para armazenamento de sêmen. Além de equipamentos para a produção de silagem como carretas agrícolas forrageiras tipo basculante, distribuidores de calcário e adubo e pás agrícolas traseira.

O projeto pretende atender de forma direta aproximadamente 1.500 produtores rurais inseridos nas Organizações Sociais Rurais (OSR) com o projeto inseminar, grupos informais e parcerias com as prefeituras.

Objetivando proporcionar melhor logística para a distribuição do nitrogênio líquido, acrescer o número de animais geneticamente melhorados, ampliar em 70% a produtividade das vacas dia, aumentar número de beneficiários, com inseminação artificial nas unidades produtores de leite e minimizar perdas do nitrogênio líquido de até 30% durante o transporte.

O projeto será desenvolvido na área de abrangência dos escritórios regionais da Emater-RO; sendo:

Regional Território Madeira Mamoré – Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Regional Território Vale do Jamari – Ariquemes, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho d’Oeste, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo, Buritis e Campo Novo de Rondônia.

Regional Território Central – Ji-Paraná, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraíso e Presidente Médici.

Regional Território do Rio Machado – Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, São Felipe, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e Parecis.

Regional Território Zona da Mata – Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia D’Oeste, Alta Floresta D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis.

Regional Território Vale do Guaporé – Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Regional Território Cone Sul – Colorado D’Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia, Vilhena e Pimenteiras do Oeste.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais