Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
17
set
2020

Projeto vai recuperar nascentes de rios em município de Rondônia

As nascentes dos rios no município de Cacoal, em Rondônia, vão passar por um processo de recuperação por meio do projeto Renascer das Águas. A iniciativa é da Semma, Secretaria municipal de Meio Ambiente, e tem o objetivo de recuperar, conservar e proteger as fontes para que não falte água para as futuras gerações.

 O secretário municipal de Meio Ambiente José Aparecido Limeira explica como é feito o processo de recuperação.

 Sonora: ” Essa recuperação é feita no entorno da nascente com o cercamento para evitar que o gado pisoteie a área e ela fique compactada. O desassoreamento tirando o que tem de areia, pedra… A gente limpa tudo. Depois de feita a limpeza, nós canalizamos esta água e colocamos pedra naquela parte onde a água cai. Depois o replantio de mudas no entorno da nascente.”

 Uma média de 600 nascentes ao longo dos rios Pirarara e Tamarupá  vão ser recuperadas por meio do projeto, sendo a maioria localizada em propriedade privada. Por isso, será feito um trabalho de conscientização com os donos destas áreas.

 O pontapé inicial do Renascer das águas acontece na próxima terça-feira, dia 24, como uma referência ao Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de março. Na ocasião, estudantes e representantes de ONGs do setor ambiental vão participar do processo de recuperação de uma das cinco fontes que existem na propriedade do senhor Alcides Pariz. Ele fala sobre a importância do projeto.

 SONORA:  “Primeiro que se vê que estas águas de trinta anos pra cá já não são as mesmas. Já não são aquela água de boa qualidade que era. Segundo, a secretaria e todos os órgãos reunidos dizem que a tendência é melhorar para que ela volte a ser o que era antigamente. ”

 Também participam do projeto a secretaria municipal de agricultura, a secretaria estadual de Meio Ambiente, além dos conselhos municipais de agricultura e meio ambiente.

 E quem tiver interesse, pode adotar uma nascente para recuperação. A Semma disponibiliza o arame para fazer o cercamento além de dar orientações técnicas. A Secretaria está localizada na rua Barão de Lucena, número 671, bairro Nova Esperança.

Autor: Michelle Moreira

Notícias Relacionadas