Publicidade

Publicidade

Representantes do terceiro setor buscam aperfeiçoamento em curso de capacitação da Seas para execução de projetos em parceria com o governo

0
Real Turismo

Considerando as grandes organizações que estão buscando profissionais qualificados para lidar com as novas tecnologias e metodologias, bem como a própria sociedade que está cada vez mais exigente com a prestação de serviços de qualidade, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) realiza nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) capacitação voltada às entidades do terceiro setor (sociedade civil organizada) interessadas em formar parceria com o governo estadual. O curso foi aberto às 8h de quarta-feira com o apoio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), que cedeu o auditório da Escola de Governo, no andar térreo do edifício Rio Jamari, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A proposta do curso é sanar todas as dúvidas dos participantes com vistas a garantir agilidade na elaboração, análise e execução dos projetos apresentados ao Estado que objetivam o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no Estado, bem como, orientar para a correta captação e prestação de contas dos recursos.

A primeira atividade foi com o instrutor Rafael Vargas Lara, do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor, que falou sobre como elaborar projetos para serem executados em parceria com o governo, mostrando os desafios das organizações e a necessidade de se contar com um banco de projetos que sirva como parâmetro para evitar o dilema enfrentado por muitas entidades que têm recursos mas não têm projetos ou têm projetos mas não sabem desenvolvê-lo ou ainda que têm projeto e recursos mas depois não sabem prestar contas.

Entre os participantes, estão a assistente social Maria José, representando o Centro Social Madre Mazzarello, obra salesiana que trabalha com a capacitação de jovens para a geração de renda com a oferta de cursos de capacitação e atividade culturais e interativas para as crianças no contraturno escolar. “Nossa intenção nesta capacitação da Seas é alinhar conhecimentos para possível parceria do governo com a obra das Irmãs Salesianas, que atende a uma média de mil crianças e jovens neste ano”, sintetizou.

Já a representante das Irmãs Marcelina, Shirle Alves, pretende melhorar o conhecimento para ampliar as ações do hospital, escolas e creche da entidade que já trabalha com o governo.

Ainda no primeiro dia, no período da tarde, o controlador geral do Estado, Francisco Netto, trata da prestação de contas. Na quinta-feira, a partir das 8h, será a vez do professor e advogado Bruno Valverde falar sobre o aporte jurídico para o terceiro setor; às 10h a equipe do Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado (Sispar) abordar os documentos necessários para a formalização de convênios; e às 11h Rafael Vargas Lara retomará para encerrar explicando como captar recursos para financiamento dos projetos.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais