Secretaria Estadual de Educação informa datas para a reserva online de vagas em escolas estaduais

0
Real Turismo

Para facilitar a vida dos pais e estudantes, e acabar com as enormes filas nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou as datas para reserva de vagas de forma online, sem a necessidade de sair de casa, apenas no dia da matrícula que é feita de forma presencial. Todo o processo, segundo a gerente de Controle, Avaliação e Estatística (Gcae/Seduc), Francelena Santos Arruda, inicia pelo cadastro que é feito no próprio site da reserva de vagas.

“A reserva de vaga online é voltada aos alunos da rede privada, rede municipal, estudantes que vieram de outros estados, ou que estão voltando a estudar. É um processo simples que compreende três etapas”, explicou a gerente.

Segundo ela, o cadastro, que é a primeira etapa, inicia no período do dia 15 a 18 de janeiro. E deve ser feito pelo responsável, dependente ou pelo próprio estudante, a partir dos 18 anos de idade.

 

“Para fazer o cadastro é necessário apenas ter em mãos os documentos pessoais do responsável e do estudante. Após isso é importante anotar o e-mail e a senha que foi criada, para não haver erros depois. O cadastro deve ser feito dentro do período, sem ele, não há como reservar uma vaga”, esclareceu a gerente.

 

Já de 20 a 24 de janeiro, inicia o período para a reserva das vagas nas escolas estaduais.“As 00:01 do dia 20/01, na segunda-feira, o responsável já consegue reservar a vaga. Ele terá que entrar no sistema com o email e senha criados no período do cadastro, e informar para qual ano escolar deseja obter a vaga, seja regular ou EJA, e escolher a escola. Após isso, será gerado um número de protocolo que deve ser anotado pelo usuário.”, afirmou Francelena.

MATRÍCULA PRESENCIAL

Diferente do cadastro e da reserva de vagas, a matrícula deve ser feita de forma presencial na escola, em até um dia útil, após a reserva online, portando os documentos necessários que estão disponíveis em uma lista.

A gerente alerta que esta é a etapa mais importante, e caso o responsável ou aluno deixe passar o período de um dia útil, perderá a vaga e terá que reservar novamente no sistema.

“Assim que o protocolo é gerado, a vaga já está reservada automaticamente. E o interessado já pode realizar a matrícula na escola. É importante não perder a reserva, para garantir a vaga” explicou.

No caso de alunos da rede estadual de ensino que desejam trocar de escola, ela acrescenta ainda que esse processo só acontece a partir do dia 27/01, se houver vagas disponíveis. “A prioridade nesse momento é a reserva de vagas online. E estamos trabalhando para que tudo saia conforme planejado”, concluiu Francelena.

 

Fonte: Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais