Publicidade

Publicidade

Publicidade

Senador Acir Gurgacz promove debate sobre o cacau brasileiro

“Precisamos revitalizar a cultura do cacau no nosso Estado para gerar empregos no campo e na cidade, e fortalecer a cacacultura com mais pesquisas, mais extensão e mais crédito para os produtores”, frisou Gurgacz.

0
Real Turismo

A Comissão de Agricultura (CRA) vai debater, na próxima terça-feira (15), a partir das 10h, os avanços das pesquisas sobre o cacau que estão sendo feitas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Também serão detalhados o papel da extensão rural, promovida pelo órgão, no aumento da produção e da produtividade da lavoura do cacau, visando principalmente os pequenos e médios produtores rurais do país.

A Ceplac faz pesquisas na Amazônia, bioma originário do cacau, e busca recuperar os níveis de produtividade da cultura no país e o enfrentamento da monilíase, uma nova praga que pode afetar a produção de cacau brasileira, assim como ocorreu com a vassoura-de-bruxa, que dizimou as lavouras da Bahia, estado com maior produção no país, décadas atrás.

Para o debate, requerido pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), serão convidados representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da própria Ceplac; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.

Ceplac

A Ceplac é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, está presente em sete estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia), e busca promover ações e atividades relacionadas ao desenvolvimento rural das regiões brasileiras produtoras de cacau e aos sistemas agroflorestais a ele associados. O órgão existe há mais de 60 anos.

Fonte: Oobservador

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais