Superintendente da Funasa alerta para questões de saneamento básico

0
Real Turismo
A repercussão das informações apresentadas pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Rondônia, Ivo Benitez, durante palestra proferida no 1º Seminário de Políticas Públicas de Rondônia, repercute entre gestores públicos e parlamentares do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, ao falar sobre o evento promovido pela União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) parabenizou o palestrante e lembrou “que tem sido dedicado pouco tempo em Rondônia, para discutir questões relacionadas ao saneamento básico”.
De acordo com o advogado e mestre em Direito Ambiental, Ivo Benitez, as dificuldades enfrentadas atualmente pela Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd) têm levantando muitas dúvidas com relação à capacidade da empresa, para gerir as novas estruturas de saneamento básico que estão em fase final de construção, em diversos municípios do estado.
Segundo Ivo Benitez, se a qualidade dos serviços prestados pela Caerd não vem atendendo os anseios da população, em vários municípios, fica difícil para a companhia assumir novas responsabilidades, como por exemplo, gerenciar estações de tratamento de esgoto.
Lembrou que os administradores tem dado pouca chance às alternativas para a gestão das ações de saneamento básico no estado, que segundo o superintendente da Funasa/RO seriam a criação de autarquias municipais ou concessão pública, para dar mais agilidade aos investimentos.

Ivo Benitez alertou também para necessidade urgente de realizar ações de prevenções que evitem o desmatamento, e a poluição das nascentes dos rios e matas ciliares, a fim de evitar problemas de falta de água, como já ocorreu em Ouro Preto, Jaru e Rolim de Moura, nos últimos anos. “O tratamento do esgoto e o destino correto dos resíduos sólidos, também precisam ser colocados como prioridades, em todos os municípios”, ressaltou o dirigente da Funasa/RO.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais