Publicidade

Real Turismo

Técnicos do Ipem de Rondônia recebem capacitação do Inmetro do Rio de Janeiro

0
Real Turismo

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem/Ro) é o órgão que fiscaliza instrumentos e processos de medição, além de atuar na avaliação dos produtos, de forma que o objetivo de atender e proteger o cidadão seja cumprido. Para isso, várias capacitações são ofertadas desde o início do ano. Na terça-feira (4), uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro) do Rio de Janeiro conheceu o trabalho dos técnicos do Ipem, e iniciaram a preparação para ofertar um curso aos técnicos de Rondônia. Membros do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da Distribuidora de Energia Elétrica também acompanharam a visita ao laboratório do Ipem.

Segundo os técnicos do Inmetro do Rio de Janeiro, a capacitação vai até o sexta-feira (6), com carga horária de 24h. O treinamento busca a validação dos equipamentos e a verificação dos medidores de energia elétrica, de forma que reforce o trabalho do Ipem, evidenciando a transparência do trabalho ofertado a população.

A equipe do Inmetro solicitou, da empresa que fornece energia elétrica no Estado, cerca de 50 medidores que apresentaram falhas ou erros, para serem analisados pelas equipes durante o treinamento.

O técnico responsável pelo laboratório onde são realizadas as inspeções, Frederico Ribeiro, afirma que o treinamento vai ao encontro com o trabalho que já está sendo realizado pelo Ipem. Ele explica que devido ao risco de choques ou cargas elétricas, só podem entrar no laboratório pessoas devidamente autorizadas, treinadas e com a proteção adequada.

Ao final, o órgão entrega uma cópia do relatório obtido através da inspeção, de forma que o consumidor tenha total acesso às informações. “O relatório aponta todos os erros e variações do medidor. É um documento que garante a segurança e validade da inspeção, desde a entrada até a saída do medidor. Além da capacitação, os técnicos do Inmetro fazem a calibragem das bancadas de inspeção, que acontece anualmente, o que aumenta a confiabilidade dos resultados”, finalizou o responsável pelo laboratório.

da Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais