Objeto Moveis _ 970×90

TJ/RO cadastra jurados voluntários

Uma função relevante, capaz de decidir como será a vida de outras pessoas a partir de um determinado momento, inclusive representar a sociedade da qual se faz parte e falar em nome dela. São atribuições do jurado, pessoa investida na função de julgar no Tribunal do Júri e que, embora seja um encargo imposto por lei, contém em si a importância própria do benefício coletivo e do exercício da cidadania.

O Tribunal do Júri é uma instituição prevista pela Constituição Federal do Brasil, que tem competência para julgar os crimes dolosos contra a vida (aqueles praticados com intenção de eliminar a vida de uma pessoa) e é um dos órgãos do Poder Judiciário. É composto por um juiz presidente e 25 jurados que serão sorteados dentre aqueles alistados anualmente (convocados ou voluntários), dos quais sete constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento.

O Tribunal de Justiça de Rondônia oferece ao cidadão a oportunidade de ser jurado voluntário, um estímulo à participação nesse importante instrumento de Justiça. Para isso, basta se cadastrar em ambiente próprio no Portal do TJRO, na aba cidadania.

Entre os benefícios da função está a prestação de serviço público relevante e a presunção da idoneidade moral. Também há a garantia de que nenhum desconto será feito nos seus vencimentos enquanto estiver exercendo a função de jurado e uma certidão será emitida para comprovar o seu comparecimento. O jurado também terá preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e nos provimentos, mediante concurso de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção.

De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Adolfo Naujorks, o jurado voluntário é uma oportunidade de exercício da cidadania e uma maneira de bem representar a sociedade da qual é membro, decidindo em nome dela por meio do melhor julgamento. Por esta razão, o jurado deve ter uma conduta reta, interdependência e elevação de caráter.

Para ser jurado voluntário é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, não ter sido processado criminalmente, ter boa conduta moral e social, estar em pleno gozo dos direitos políticos (ser eleitor) e prestar o serviço gratuitamente (voluntário).

por TJ RO
da TJ RO

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais