Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
23
jan
2021

UTI pediátrica começa a funcionar no Hospital Regional de Cacoal, RO

Os seis leitos da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (RO), município a 479 quilômetros de Porto Velho, começaram a funcionar nesta terça-feira (13). A implantação da unidade vai atender crianças de 28 dias a 14 anos. De acordo com a direção do hospital, esse tipo de atendimento só era disponibilizado na capital.

De acordo com a responsável técnica da UTI pediátrica, Caline Daisy da Silva, a região enviava para Porto Velho, em média, cerca de 10 crianças que necessitavam de UTI durante o mês. Com a instalação da unidade em Cacoal, esse número irá diminuir, pois a maioria dos pacientes será atendida no próprio município.

“Para o funcionamento é necessário profissionais capacitados, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, serviço social, psicólogo. Para que a unidade funcione diariamente é necessário cerca de 10 profissionais”, conta Caline.

Daisy explica que diferente da UTI adulta, os pacientes que estiverem internados na ala pediátrica deverão ter acompanhamento constante dos responsáveis, para isso já foram colocadas poltronas ao lado dos leitos.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que toda criança que esteja dentro de uma unidade de saúde precisa de um acompanhante: pai, mãe ou responsável. Na UTI pediátrica não será diferente, o acompanhante poderá ficar o tempo inteiro próximo a criança”, destaca.
Os profissionais que estão trabalhando na UTI pediátrica receberão capacitação no próprio Hospital Regional e outros chegaram a ir para fora do estado. Conforme Silva, a capacitação será continua entre os servidores.

tópicos:

Notícias Relacionadas