Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
06
jul
2020

V Encontro Anual de Centros de Formação de Condutores começa nesta sexta-feira, em Ji-Paraná

Com foco principal na formação do futuro motorista, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia promove nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, no Hotel Fazendo Minuano, em Ji-Paraná, o V Encontro Anual de Centros de Formação de Condutores (CFC’s). O encontro começa nesta sexta-feira e segue no sábado (28), onde serão discutidos vários assuntos de interesse do Detran e dos proprietários dos CFC’s.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga disse que o encontro tem como finalidade propiciar aos integrantes dos Centros de Formação de Condutores um espaço de reflexão, interação e atualização diante dos novos tempos, com foco na melhor formação do futuro motorista.

O encontro irá reunir cerca de 250 pessoas que atuam no seguimento no Estado, mas o foco principal será a formação dos futuros condutores de veículos e a responsabilidade dos CFC’s com a formação dessas pessoas.

Ao completar 18 anos o jovem já quer tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas dados estatísticos mostram jovens entre 18 e 25 anos estão entre o que mais morrem ou sofrem invalidez, chegando a 25 mil mortes por ano no Brasil. Geralmente os fatores que levaram ao acidente de trânsito são imprudência, imperícia, velocidade acima da média permitida, além do efeito de alcoolemia e outras drogas.

“É muito importante que o jovem, ao procurar um CFC para tirar a sua CNH, adquira conhecimento sobre a importância do respeito às leis de trânsito, aprende o que é direção defensiva, respeito ao próximo, pois só assim vamos caminhar para ter um trânsito seguro e humanizado”, afirmou o coronel Neil Gonzaga.

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito (Dthmet), Hassan Mohamad Hijazi, disse que serão tratados também, no encontro, sobre a implantação dos exames teóricos eletrônicos, “com a implantação desse sistema em todas as unidades do Detran, não haverá mais necessidade de enviar as provas físicas como até então eram feitas”, disse Hassan.

O Detran disponibiliza para o candidato toda a infraestrutura para a realização da prova, ao invés de folhas de papel, um tablete será disponibilizado, ao final da prova o candidato poderá consultar imediatamente o resultado de sua prova no site do Detran.

Serão discutidos também a melhoria do sistema do Detran no atendimento aos CFC’s e consequentemente ao usuário, protocolo para facilitar o monitoramento pedagógico dos Centros de Formação e ainda será divulgada uma pesquisa que foi realizada pela Dthmet com pessoas que fazem o teste dentro do controle emocional.

Hassan Mohamad também falou que o V Encontro de CFC’s contará com a presença de Francisco Garonce, que é doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado em tecnologias na educação pela National Defense University-(Iadc), dos Estados Unidos da América. Especialista e pesquisador da área de segurança viária, trabalha voltado à educação para o trânsito. Foi o Coordenador-Geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O palestrante tem como missão conduzir estudos e apontar caminhos para que o Brasil possa alcançar a meta de reduzir em 50% o número de mortos no trânsito. Ele também apresenta o quadro “Segurança é Aqui, com Garonce”, no programa de TV Brasil Caminhoneiro, do SBT. Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária viaja o Brasil colhendo depoimentos dos principais atores do trânsito e dando palestras, cursos e seminários sobre a ação da educação na segurança viária no Brasil e no mundo.

Notícias Relacionadas