Publicidade

Publicidade

Vice-governador destaca importância das discussões dos eixos pontuados pelo Programa LIDER

0
Real Turismo

Com objetivo de apresentar o projeto de desenvolvimento econômico da região do Vale do Jamari, elaborado pelo programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) – que debateu estratégias ao longo de oito encontros – foi realizado em Ariquemes o 1º Fórum de Desenvolvimento Integrado, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que trouxe para discussões eixos principais: Educação Empreendedora, Cooperativas e Cidadã; Agronegócio; Turismo; e Governança. Todos possuem um plano de ação que podem ser  desenvolvidos em parcerias. O evento foi realizado na noite de quinta-feira, 4, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes.

Presente ao evento, o vice-governador de Rondônia, José Jodan, destacou a importância do Fórum que fortalece os debates sobre os eixos anteriormente debatidos no Programa Lider, que prevê o desenho do plano estratégico da região, além da definição de um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento. Também participaram do evento o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, o deputado estadual Adelino Follador, o deputado estadual Ismael Crispin, o deputado estadual Alex Redano, dentre outras autoridades.

“O Sebrae ajuda na governança, no agronegócio, ou seja, é de suma importância para o nosso Estado e para o nosso Brasil apresentando essa capacidade de capacitação e de ajudar na governança. Os eixos no segmento apresentados são importantes e ajudam a fortalecer e capacitar as pessoas para que tenham conhecimento nos determinados setores”, disse José Jodan.

Para o superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, a instituição cumpriu a missão de auxiliar na formação de líderes que irão trabalhar o desenvolvimento regional do Estado de Rondônia. Ele enfatizou a importância de cada eixo de discussões, a exemplo do que se refere à Educação Empreendedora em que, conforme definido por ele, seria um grande passo para formar crianças na escola para que futuramente sejam adulto que tenham capacidade de interagir e resolver os problemas que irão encontrar, seja na empresa, no setor público ou privado, além de levar noções de cooperativismo e noções na área de finanças pessoais.

Conforme já divulgado pelo Sebrae, a expectativa é que os líderes da região sejam uma espécie de agentes de transformação, propondo uma mudança inovadora em prol do desenvolvimento. E o grande resultado que se espera é que possam de fato fazer a diferença e trazer ganhos para a população, para a região, para a economia, para o desenvolvimento como um todo.

A metodologia proposta pelo programa Lider, vem ao encontro das necessidades do Vale do Jamari, pois visa a integração entre os setores público, privado e terceiro setor, com foco na atuação conjunta com a comunidade em um processo que mobiliza, qualifica e integra as lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento sustentável. Durante o Fórum foi apresentado pelos líderes de cada eixo o Plano de Desenvolvimento Regional Vale do Jamari que traz informações relevantes da região e com proposta que possam ser desenvolvidas.

O programa Lider tem metodologia própria, repassada aos participantes ao longo de oito encontros. As propostas vão subsidiar documentos a serem encaminhados aos gestores públicos, como forma de fundamentar uma cobrança formal. Empresários, gestores públicos e representantes do terceiro setor participaram da elaboração do Plano com a perspectiva de ajudar a construir políticas públicas de fomento aos municípios.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais